Os cuidados que devem ser tomados ao fazer backup em nuvem

  • 0

Os cuidados que devem ser tomados ao fazer backup em nuvem

 

O backup em nuvem é um excelente solução para proteger os dados que estão armazenados nos computadores e nos servidores. Entretanto, é necessário alguns cuidados na hora de escolha a solução e a forma, pois você só vai saber se escolheu errado na hora que precisar.  Por isso preparamos algumas dicas para lhe orientar na escolha.
Painel de Administração Central
Procure uma solução que tenha um painel de controle WEB, onde você poderá atribuir cotas, criar, excluir e modificar usuários e clientes, obter relatórios das atividades de backup, monitorar a utilização de volume, etc.
Segurança e Localização dos dados
Os seus dados estarão armazenados em um Data Center . Procure uma solução Brasil, porque na hora que for necessário retornar um grande volume de dados o download pode se tornar inviável, e ai pode ser que você precise que eles enviem os dados  via sedex.  Imagine ter que baixar 500GB (Giba Byte)  em um link com uma velocidade de 10 Mbit  por segundo, que é o padrao ADSL.
Velocidade de Backup/Restauração
Você precisa verificar se a velocidade do seu link suporta o volume de dados que você pretende copiar.  Os links adsl, que são os mais usados, tem uma velocidade de upload muito baixa, em torno de 10% da velocidade de Download. Quando você copia os dados da sua maquina para o datacenter, voce usa basicamente a velocidade de upload.  Um link com velocidade de upload de 2Mbits por exemplo, vai levar algumas horas para copiar aproximadamente 10Gbye.
Envio de HD Externo
Para agilizar o processo do primeiro backup (Backup Full), principalmente se o cliente possuir limitações em sua conectividade Internet, será necessário enviar um HD Externo Criptografado para receber os dados e realizarmos a gravação diretamente no Data Center. A partir deste ponto, apenas os novos arquivos e os arquivos modificados serão transferidos (backup incremental).
Compressão dos dados
É importante que o software realize a compressão dos dados em taxas de até 80% dependendo de sua formatação. Isso permite que menos espaço seja utilizado no Data Center e garante mais economia de tempo e recursos.
Criptografia
Os dados devem ser criptografados antes mesmo de sairem dos computadores, por chaves e algoritmos de criptografia definidos pelo próprio cliente, garantindo a total confidencialidade de suas informações.
Transferência dos dados
Os dados deve ser  transferidos automaticamente dos seus computadores e servidores para  o  data centers através da Internet utilizando um canal seguro de comunicação (https/SSL).
Backup de arquivos abertos
É importante realizar o backup de arquivos abertos garantindo que todos os arquivos selecionados realmente sejam gravados no Data Center.
Backup local
O software deve Permitir  que o backup seja realizado localmente e depois transferido pela Internet permitindo que o processo de Backup e Restauração sejam realizados em altíssimas velocidades.  Desta forma alem do backup em nuvem conta-se com o Backup local como primeira forma de recuperação dos dados.
Agendamento
O sistema deve permitir  agendamentos do tipo: Diário, Semanal, Mensal, Anual ou Backup Contínuo. Se possível que seja agendado um horário específico para a realização do backup para não interferir no processamento do seu servidor ou na utilização da sua Internet.
Restauração
O sistema  deve permitir que um único arquivo seja restaurado em poucos segundos. Em caso de grande volume de dados para restauração, é importante  poder contar com o envio de midia com os dados critpgrafados em um HD Externo para que o cliente tenha seus dados em mãos o quanto antes.
Controle de Banda
Você precisará  limitar o consumo máximo da Banda Internet disponível para a aplicação de backup para que o backup não paralise sua internet.
Retenção e Versionamento dos Backup
É importante  realizar a restauração do backup em uma data específica. Por quanto tempo você deseja manter seus arquivos modificados ou excluídos em nossos servidores? Uma semana, um mês, um ano, 10 anos? O período de retenção é flexível e definido pelo próprio cliente. Além disso permite que um backup seja restaurado a partir de uma data específica (Ex: restaurar backup da semana passada, mês passado, ano passado)
Agente de banco de dados
É desejável que o software realize o  backup de banco de dados sem a necessidade de “parar” o banco de dados durante a execução do procedimento de backup, garantindo total disponibilidade ao ambiente.
Backup do Outlook (PST)
O Software deve Permitir  que você realize backup dos arquivos .PST do Microsoft Outlook, se possivel capaz de enviar apenas as atualizações recebidas pelo arquivo PST, sem ter que fazer a retransmissão do arquivo por inteiro.
Notificações por e-mail
Você precisa ser notificado quando alguma coisa der errado com notificações diárias por e-mail sobre as tarefas de backup para ter certeza de que seus dados realmente foram gravados e estão assegurados em nossos servidores.


Leave a Reply