Qual a diferença entre Coaching e Mentoria?

  • -

Qual a diferença entre Coaching e Mentoria?

Category : Gestão

Neste artigo vamos esclarecer a diferença entre Coaching, Consultoria e Mentoria. Quais as semelhanças e diferenças entre eles e para que servem?

 

Qual a diferença entre Coach e Professor?

Um professor o professor é aquele que instrui e transmite conhecimentos.  Sua principal missão é assegurar que os aprendizes tenham conhecimento teórico daquilo que foi ensinado e se possível tenham alguma prática em ambiente controlado, mas ele não tem a missão de acompanhar o aprendiz durante o processo de aplicação naquilo que ele ensinou, simplesmente porque isso requer tempo e ele tem outros alunos para ensinar.

Já o Coach, não tem a missão de ensinar diretamente,  mas sim acompanhar você na aquisição das competência necessárias para executar determinado trabalho ou alcançar determinado desafio. Ele é aquele profissional que tem experiência e sabe como levar você a alcançar determinado objetivo. Para isso terá que despertar suas potencialidades adormecidas e encorajá-lo com sua confiança e liderança.

 

O que é um Mentor ?

O Mentor atua no nível mais alto dessa cadeia. O mentor é o profissional que vai ajudar você depois das falhas.  Você já recebeu as instruções, adquiriu as competências ao longo de todas as etapas de sua vida, mas nem tudo funciona redondo, pois falta a experiencia para mostrar o melhor caminho. Agora para crescer e potencializar você precisa do Mentor para lhe conduzir, semelhante a um Guru que aponta o caminho mas deixa você errar se for preciso para adquirir experiência, lhe dando a segurança de estar sempre por perto para lhe ajudar.

 

Como o Mentor Pode lhe ajudar

Pesquisas realizadas  com gerentes de alto desempenho em centenas de corporações, revelaram que seu aprendizado foi proveniente de

70% de desafios profissionais que cumpriram em sua própria rotina de trabalho,  20% da interação com outras pessoas e cerca de 10% da educação formal.

Se  você puder observar alguém com mais experiência, fazendo tarefas que você terá que desenvolver, certamente seu desempenho será potencializado.

Quando o assunto é desenvolvimento profissional e planejamento de carreira, quem não gostaria de contar com o conselho de alguém experiente?

Além de experiência em seu campo de atuação, mentores em geral dispõe de uma rede de profissionais atuantes em sua área ou em áreas de conhecimento distintas, porém complementares, que também estão dispostos a partilhar o que sabem. O que amplifica as possibilidades de ganho profissional e pessoal ao mentorado.

Nossa grande experiência de mais de 20 anos com negócios, principalmente na área de Ti,  tem nos mostrado que as equipes precisam de mentoria para aprimorar os processos de gestão mapeando os  riscos, potencializando as competências e valorizando cada vez mais as pessoas, que afinal são os grandes responsáveis pelo sucesso das estratégias.

João Sérgio P. Silva