Voce confia no seu backup do banco de dados?

  • -

Voce confia no seu backup do banco de dados?

Category : Backup

Ok, voce tem uma excelente rotina de backup que protege seus servidores, copias maquinas virtuais, file server e tudo mais.  Se houver algum incidente voce pode voltar os dados sem problema.

Mas e o banco de dados, voce faz copias diárias separadas? E o file server, voce faz backup granular separado da rotina principal?

Mas porque isso é importante?  Porque você não pode simplesmente voltar um backup inteiro do banco de dados e achar que estará tudo bem. Lembre-se que a maior parte dos banco de dados trabalha com os dados em memoria e quando você faz backup da unidade estes dados não são copiados. Pode ser que seu Servidor de banco de dados esteja com dados em cache de varias semanas ou meses…

Para empresas que utilizam plataformas de banco de dados, tais como SQL Server, Oracle e MySQL para rodar aplicações como sistemas ERP, CRM, entre outros, existem alguns requisitos na hora de fazer o backup de banco de dados.

Neste caso, somente um backup configurado pelo próprio fornecedor do software ou por um analista de banco de dados (DBA) pode copiar as tabelas e assegurar confiabilidade do backup.

Mesmo assim,  apenas o dump – conhecido como alternativa para backup de banco de dados – não é suficiente. O dump do banco de dados possibilita um backup mais superficial, ou seja, copiando os dados e as tabelas para outro local, mas não atuando como uma solução de backup de banco de dados completa e profissional.

Por outro lado, o software que realiza o backup tem que ter um agente capaz de ler os dados em memoria e copiar estes dados em tempo real.

Em muitos casos é preciso uma solução corporativa para backup de banco de dados que garanta a segurança e o restore que sua empresa precisa no caso de um desastre ou imprevisto, é preciso pensar alguns aspectos que vão além apenas da cópia dos dados.

Lembre-se que o banco de dados normalmente representa a parte vital da empresa e se você tiver qualquer perda, pode significar prejuízos incalculáveis.

João Sérgio